Essa situação costuma acontecer com frequência na minha rotina: “ Dra Joyce, estou com uma mancha escura no meu pé! Fiquei preocupado!”. Primeiramente, gostaria de reforçar que realmente esse tipo de queixa deve sim levar você ao dermatologista. Isso porque há algumas causas possíveis, entre elas o grande vilão do câncer de pele – o melanoma. Porém, também gostaria de acalmá-lo! Porque na maior parte das vezes, trata-se de condição benigna.
Um exemplo, são os sangramentos/hematomas por traumas nos pés. Inicialmente, eles podem ser muito escuros, e não parecerem hematomas. Porém, com a dermatoscopia, conseguimos distinguir cores de uma forma mais detalhada e também podemos observar estruturas que são características de sangramento nessa região. Além disso, é possível fotografarmos por meio da dermatoscopia digital para acompanhar o completo desaparecimento dos hematomas. Isso é importante porque devemos lembrar que há certos tumores que também sangram – e aí, nesses casos, os hematomas serão recorrentes e/ou persistentes no mesmo local. E com a involução parcial do sangramento, também conseguimos visualizar na dermatoscopia o tumor “escondido” que ficou embaixo da mancha vermelha.
Outra condição benigna seriam as pintas/sinais. Eles podem estar presentes desde o nascimento ou surgirem ao longo da infância e/ou adolescência. Algumas vezes, apresentam algumas características clínicas muito atípicas, simulando o câncer de pele. Nesses casos, a dermatoscopia feita por dermatologista especializado, treinado para observar esse tipo de sinal nessa topografia especial, pode ser definidora : conseguimos evitar muitas biópsias desnecessárias! Seja porque já conseguimos perceber padrão específicos típicos de benignidade, seja porque podemos acompanhar com a dermatoscopia digital e perceber a estabilidade da pinta.
Há também manchas nas solas dos pés de origem racial, por pigmentos externos, por uso de medicamentos… Ou seja! Diversas causas para uma queixa única. E a nossa grande preocupação sempre será afastar a possibilidade de câncer de pele. Portanto, se surgir uma mancha escura nos seus pés (ou mãos!), procure o dermatologista especializado para a avaliação com dermatoscopia no local. Vamos juntos em busca da prevenção do câncer de pele!
Joyce Arnaut.
Crédito da foto:
Photo by Simon Berger on Unsplash
https://unsplash.com/photos/HSy0QXIRafg?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditShareLink