Para quem acha que o melanoma só existe na pele, faço esse importante lembrete! O melanoma pode dar em várias regiões do corpo, entre elas no olho. Inclusive, o melanoma que aparece dentro do olho é o tipo de tumor primário intraocular mais comum.
Quando observamos todos os casos de melanoma, cerca de 5% correspondem ao melanoma ocular. Ele pode ocorrer em quatro principais localizações (corpo ciliar, coroide, íris e conjuntiva). Trata-se de um tumor raro, mais frequentemente visto em pessoas com 55-75 anos de idade.
Um dos grandes desafios do diagnostico dessa doença nessa região é justamente a dificuldade de acesso e a falta de sintomatologia (cerca de 30% dos pacientes podem não apresentar nenhum sintoma!). Na maior parte das vezes, a mancha do melanoma só pode ser observada em exames específicos realizados pelo oftalmologista, não sendo possível notá-la a olho nu (principalmente nos casos que envolvem o corpo ciliar, coroide e íris). Nessas regiões, o médico oftalmologista pode fazer o diagnóstico através do exame de fundo de olho, mapeamento de retina ou ultrassonografia ocular.
Em cerca de 5% dos casos de melanoma ocular, o acometimento ocorre na parte externa do olho, chamada de conjuntiva, região onde será possível notarmos a mancha do melanoma a olho nu e onde podemos, dependendo do caso, fazer dermatoscopia para melhor avaliação. Nessa topografia, tanto o dermatologista como a dermotoscopia, ganham mais importância, porque é possível examinar com mais profundidade e mais detalhes os sinais pigmentados. Em caso de sinais suspeitos na dermatoscopia ou no exame clínico, uma biopsia pode ser necessária.
O melanoma ocular pode ser mais grave do que o melanoma na pele, apresentando maior risco de metástase. Por isso, além do acompanhamento dermatológico anual para realizar dermatoscopia de todos os sinais, também é fundamental o acompanhamento continuo com o oftalmologista nos pacientes de alto risco para a avaliação deste órgão tão nobre. Com esclarecimento e informação, podemos traçar planos seguros para a prevenção do câncer! Vamos juntos neste combate!
Joyce Arnaut.
Crédito da foto:
Photo by Amanda Dalbjörn on Unsplash