Apesar de muitos acharem o contrário, o câncer de pele não é “apenas um sinal” e pode, infelizmente, ter complicações sérias. O melanoma é o mais agressivo e tem o potencial de se espalhar pelo corpo.
Mas sabe qual é a boa notícia? A evolução é muito favorável para quem o detecta ainda no começo. O diagnóstico precoce, realmente, salva vidas! É por isso
que defendo tanto que você esteja atento aos seus sinais e com suas avaliações de pele em dia. Hoje dispomos de muitos recursos para detectar o melanoma logo no início, especialmente a dermatoscopia.
Além disso, graças aos avanços na medicina, o tratamento para o melanoma avançado melhorou drasticamente, o que é um sopro a mais de esperança para quem já teve a doença.
Mas, sem dúvidas, a melhor estratégia da luta contra o melanoma deve ser a PREVENÇÃO! A exposição ao sol em excesso (provocando ardência, vermelhidão e pele descascando) é a forma mais comum de aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Portanto, não se esqueça: proteja-se todos os dias, mesmo naqueles nublados. A fotoproteção é nossa principal arma contra o câncer! 💛