A pandemia mudou completamente as nossas vidas! Diversas medidas sanitárias foram tomadas para conter a disseminação do coronavírus, mas que também trouxeram importante impacto em outras áreas: uma delas foi, certamente, no diagnóstico do câncer de pele.
Estudos já vêm mostrando que, ao longo de 2020, houve uma redução importante no diagnóstico de melanoma. Porém, esse dado não “bate” com a realidade nacional e mundial: já sabemos que esse câncer de pele tem aumentado progressivamente o número de casos.
Então, o que será que aconteceu? Infelizmente, é possível que as pessoas com melanoma tenham “ficado em casa” ☹ O que é totalmente compreensível para este momento em que vivemos, claro! Mas é importante lembrar que o atraso no diagnóstico do melanoma pode ser perigoso, porque ele tem o potencial de avançar e espalhar pelo corpo.
Por isso, o ideal é ponderar os riscos e benefícios do isolamento no seu caso, e procurar um local que te ofereça conforto e segurança para realizar o seu check-up de pele.
Cuide-se! 🙏
Joyce Arnaut.