Que o melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave não é nenhuma novidade. Mas você conhece as diferentes classificações desse tumor? Confira suas principais características:
🔸 Melanoma extensivo superficial: tipo mais comum, se desenvolve primeiro nas células mais superficiais da pele, podendo se espalhar para regiões mais profundas. Pode se manifestar como manchas amarronzadas, pretas ou azuladas.
🔸 Melanoma nodular: segundo tipo de melanoma mais comum e também o mais agressivo, por ter crescimento rápido e poder atingir outros locais do corpo desde o início. Suas lesões são elevadas ( “bolinha”) de coloração preta, azulada ou vermelha-azulada. A lesão pode crescer rapidamente.
🔸 Melanoma lentigo maligno: mais frequente em áreas mais expostas, como rosto e pescoço, principalmente entre indivíduos com a pele muito danificada pelo sol, como os idosos. O crescimento é lento e o diagnóstico é um pouco mais difícil, porque parece uma “mancha de sol” ou uma mancha senil.
🔸 Melanoma lentiginoso acral: tipo mais raro, atinge inicialmente as camadas mais superficiais da pele, principalmente as palmas das mãos, solas dos pés e unhas. É o melanoma mais comum em negros, asiáticos e hispânicos.