Durante toda a vida da mulher, há diversas fases em que pode ser necessário tomar algum tipo de remédio que contenha hormônio. Adolescentes e jovens adultas costumam prevenir a gravidez com o uso de pílulas anticoncepcionais hormonais; mulheres que desejam engravidar, mas que estejam enfrentando algum tipo de dificuldade, podem ser tratadas com hormônios para ajudar na fertilidade; e mulheres na menopausa podem ter indicação do uso de terapia de reposição hormonal para controle dos sintomas.
Independentemente da fase da vida em questão, mulheres que já tiveram melanoma costumam se perguntar: e agora? Será que eu posso fazer esse tipo de tratamento?
Sim, você pode! Mulheres com história de melanoma, quando apropriado e indicado pelo médico, não precisam ter medo dos tratamentos hormonais, assim como também não precisam evitá-los ou adiá-los. Não há evidências científicas, até o momento, de que esses tratamentos piorem o curso da doença ou de que aumentem o risco de surgir um novo melanoma na pessoa com história prévia. Estudos com mulheres que estão em uso ou que já utilizam há bastante tempo essas formas de tratamento, mostram que não há aumento da chance desse tipo de câncer de pele. Com informação e esclarecimento, temos mais saúde e mais qualidade de vida! Tire sempre suas dúvidas com o dermatologista!
Joyce Arnaut.