Você está visualizando atualmente Você guarda o laudos das suas biópsias de pele?

Você guarda o laudos das suas biópsias de pele?

Em qualquer consulta médica, é fundamental conversarmos antes do exame clínico da sua pele para eu entender a sua história. Uma das perguntas que eu sempre irei fazer é : “ você já tirou algum sinal ou algum câncer de pele?”. E a resposta, com muita frequência é: “Já tirei, Dra.! Mas não sei o que era, acho que não era nada não!”. Você concorda que podemos melhorar isso?

Temos que conhecer nossa pele! Conhecer o que foi retirado e, principalmente, entender se era um câncer de pele ou não. Infelizmente, muitas pessoas já tiraram um carcinoma basocelular, por exemplo, mas acham que era só um sinal e que não era um câncer de pele. Na verdade, ele é o tipo mais comum de câncer de pele e que sinaliza para o médico a importância de acompanhar com atenção redobrada! Fique atento a essa orientação : todo câncer de pele deve ser tratado e as pessoas que já tiveram um câncer de pele apresentam maior risco de desenvolver tanto um novo carcinoma assim como um melanoma – o grande vilão!

Eu entendo perfeitamente que você não precisa “decorar” exatamente o tipo de doença que havia no seu laudo, mas gostaria de reforçar que vale a pena guardar os resultados e levá-los para eu avaliar na consulta 😉.

Isso porque, cada tipo de câncer de pele tem um tipo de acompanhamento diferente. E, principalmente no caso do melanoma, existem alguns dados que o patologista escreve no resultado que são de grande importância para definir as próximas etapas do seu tratamento.

Viu como é importante conhecer qual tipo de sinal foi retirado da sua pele?! Com informação e esclarecimento, podemos combater o câncer de pele!

Joyce Arnaut.

Crédito da foto: Photo by Kelly Sikkema on Unsplash.